Presidente Alves participa da Capacitação de Facilitadores do Programa Time do Emprego

time empregoO Município de Presidente Alves, atraves de seus servidores Luciana Evangelista da Silva e Glasiela Saqueta, partiparam do curso de capacitação para facilitadores do Time do Emprego, realizado em Bauru no Hotel Suite Garden, durante 10 dias, do dia 26/11/2018 ao dia 07/12/2018.

O TIME DO EMPREGO é um programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) através da CPER - Coordenação de Políticas de Emprego e Renda, com o objetivo de orientar e preparar o cidadão na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades, qualificação profissional e competências.

Esse programa foi implantado no Estado em 2001 mediante um acordo de Cooperação Técnica com o Canadá e tem por objetivo a orientação profissional e reorientação de carreira voltado para os trabalhadores em siutação de desemprego, que buscam por uma oportunidade de trabalho, como também é um programa voltado aos jovens a partir de 16 anos utilizando uma metodologia que os prepara na busca do primeiro emprego, e a participação em processos seletivos, de acordo com suas habilidades, qualificação e competências.

O programa tem como ações prioritárias a orientação do trabalhador para enfrentar os desafios de uma entrevista de emprego, aumentar e/ou resgatar a autoestima, como também exerce um papel social de extrema importância na medida em que trabalha com valorização da pessoa humana.

A proposta envolve doze encontros com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados, jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Esses grupos, de acordo com a metodologia do TIME DO EMPREGO, são denominados "times" porque todos se ajudam na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.

O programa tem como ações prioritárias: Orientar o trabalhador, prepará-lo para enfrentar os desafios da entrevista e aumentar a autoestima de todos.

O Programa Time do Emprego está em expansão e todo o Estado de São Paulo por meio de capacitação de facilitadores para implantação do Programa nos Municípios.

O Município de Presidente Alves assinou o Termo de Adesão e indicou dois servidores da Prefeitura com nível superior, Luciana Evangelista da Silva formada em Pedagoia e Glasiela Saqueta formada em Recursos Humanos, para atuarem no Município como Facilitadores na Implantação do Programa.

Durante o curso de facilitadores do Programa Time do Emprego,foram abordados os seguintes temas:

- Quem sou eu? Conhecendo a si mesmo; Habilidades: conceito e reconhecimentodas próprias habilidades; Contrato de Convivência; Mercado de Trabalho Atual; Técnicas de Autoconhecimento; Habilidades mais requeridas no Mercado de Trabalho Atual; Competências e Metas de Emprego; Currículo - como desenvolver um currículo eficaz; Formulário de Solicitação de Empego; Entrevista de Emprego; Técnicas de Procura de Emprego / Como decidir pelo emprego ideal?; Testes Aplicados pelos empregadores; Mantendo-me saudável; Planejamento Financeiro emtempo de crise; Planejamento Financeiro - Parte II; Trabalho por conta própria; Ética; Orientações e Procedimentos do Programa Time do Emprego (Equipe SERT).

Os encontros do Time do Emprego em Presidente Alves, serão realizados no mês de fevereiro de 2019. Para participar procure a Prefeitura Municipal, ou os próprios facilitadores do Time do Emprego, Luciana ou Glasiela, e informe-se do local das inscrições comparecendo munido de todos os documentos necessários como RG, CPF e Carteira de Trabalho, para se inscrever e participar dos encontros. Em caso de dúvida, acesse o site do TIME DO EMPREGO: www.timedoemprego.sp.gov.br  - facebook.com/timedoempregosert, lá você encontrará notícias atualizadas sobre quais municípios estão com inscrições abertas, o endereço e os telefones para informações.

Todas as despesas com Hospedagem e material didático do curso foram bancados pela SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo.

Fotos do Curso de Facilitadores do Time do Emprego.